Energia Solar - Gerador Fotovoltaico

Como o próprio nome já diz, esses sistemas são conectados à rede elétrica de energia e trabalham em conjunto com ela. 

Nesses sistemas, as placas solares captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica na forma de corrente contínua. 

Esta energia, então, é enviada ao inversor interativo, que a transforma em corrente alternada e então a envia ao quadro de força para alimentar a residência ou empresa.

Devido a intermitência e inconstância na geração do sistema, sujeito às variáveis do clima, o inversor também age como um misturador de energia, integrando energia da rede ao quadro de luz, se necessário, e injetando a energia gerada em excedente pelo sistema na rede da concessionária.

Como o gerador de energia solar funciona a partir da luz do sol, durante a noite ou em dias muito nublados ou chuvosos, quando não há geração de energia ou esta é menor do que o consumo, toda ou grande parte da energia vem da rede elétrica da distribuidora.

“Mas, se a energia que produzo vai para a rede e eu continuo usando sua energia para suprir o meu consumo, então o sistema não compensa.” 

Compensa sim! 

Isso porque, desde 2012, quando a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou as regras do segmento de geração distribuída de energia, através de sua Resolução Normativa Nº 482, os consumidores passaram a ser compensados por essa energia injetada na rede.

O que isso significa? 

Significa que toda energia produzida pelo consumidor e injetada na rede, volta para o seu consumo, e na mesma proporção, através do sistema de créditos energéticos.

Então, cada quilowatt-hora (kWh) de energia injetada na rede é transformada em um crédito, que pode ser abatido por um kWh de energia consumida da rede.

Assim, o consumidor que instala um sistema capaz de gerar toda a quantidade de energia consumida em sua casa, não precisará pagar um centavo sequer de energia à concessionária.

Além disso, com a atualização das regras de geração feitas pela ANEEL em sua Resolução Normativa Nº 687, de 2015, novas modalidades de geração foram criadas, algumas das quais possibilitam o consumidor a utilizar esses créditos para abatimento da energia consumida em outras propriedades.



Filtros ativos